19 de Agosto – Dia Internacional da Fotografia


19 de Agosto – Dia Internacional da Fotografia

Há 176 anos atrás foi inventado o daguerreótipo pelo francês Louis Daguerre. O processo ainda era muito artesanal, mas foi ali que a fotografia começou a ser pesquisada e tomou forma. Mais tarde, a invenção foi reconhecida pela Academia Francesa de Ciências – que declarou o dia da fotografia em 19 de agosto.

daguerreótipo
Daguerreótipo

Antes dessa data, outro francês conhecido como Joseph Nicéphore Niépce, já havia tirado a primeira fotografia que se tem registro. Porém, naquele momento, as fotos precisavam ficar por volta de 8 horas expostas à luz para que fossem gravadas. Esse método foi conhecido como heliografia.

A primeira fotografia, tirada por Niepce
A primeira fotografia, tirada por Niepce

O processo desenvolvido pelo Daguerre aperfeiçoou o método do Niépce. No primeiro, enquanto demoravam horas para que a foto fosse revelada, Daguerre utilizava vapor de mercúrio, e então conseguiu diminuir esse tempo para alguns minutos.

Só de pensar que hoje em dia temos a possibilidade de tirar fotos em altíssima qualidade, ver e apagar aquelas que não ficaram boas na mesma hora, chega a ser quase impossível de acreditar.

Portanto, aproveite a data para comemorar criando belas fotografias!

“Eu sempre pensei que boas fotos são como boas piadas. Se você tem que explicá-las, não são tão boas assim” (Autor desconhecido).

 

Deixe seu comentário