4 ferramentas para tirar ótimas fotos


4 ferramentas para tirar ótimas fotos

O fotógrafo Thomas Dworzak, à pedido da Panasonic, foi para a cidade Tbilisi, na Geórgia, testar a câmera LUMIX GX7.

A região já é conhecida por ele, mas o aparelho é uma novidade que apresenta funções muito importantes para um bom resultado final na fotografia.

Quais são elas?

1)      Auto Foco

Como se sabe, o foco é muito difícil de ser consertado com a edição. Em certas situações, não temos a possibilidade de fazer grandes mudanças na configuração e precisamos de uma função que seja rápida e eficaz.

A câmera costuma mudar a distância focal, tenta entender se ela ficou boa e, se não, muda novamente sua distância. Existem também aquelas que possuem a função de autofoco com um simples toque na tela no ponto desejado, o que facilita e agiliza muito o processo.

2)      Velocidade de Obturação

Esse é um dos três pontos essenciais para uma boa fotografia, sendo esse um dos responsáveis pela quantidade de luz que atinge o filme na hora de tirar a fotografia. Há quem pense que quanto maior é o tempo de exposição, melhor – mas nem sempre é assim. Velocidades menores ficam expostas por muito tempo à luz, resultando fotos muito claras, mas permitem que mais informações estejam no plano focal. Tudo depende da sua necessidade.

estabilidade

3)      Megapixels

Há algum tempo, megapixels eram sinônimos de qualidade na fotografia para as câmeras digitais. Porém, nem sempre um número exagerado de megapixels pode ajudar.

Para fotógrafos amadores, que não irão revelar as fotos em grandes proporções, uma câmera de 6 megapixels é suficiente.

É importante lembrar que quanto maior o número de megapixels, maior e mais pesada fica a foto. Se você não possui essa necessidade, acabará ocupando muito espaço no cartão de memória sem razão.

4)      Estabilidade

corredor

Boas fotografias requerem nitidez. Em casos de fotos com movimento, é difícil fazer com que as informações sejam claras e precisas, e é por isso que já existem no mercado câmeras e lentes com estabilizador.

Tenha sempre cuidado e verifique a informação antes de comprar uma dessas câmeras. Muitas vezes, o tal recurso “estabilizador” é um ajuste automático da sensibilidade à luz para que se possa ter uma velocidade de captura rápida e diminuir o efeito tremido da fotografia. Porém, essa configuração de sensibilidade causa ruído.

A vantagem da câmera com o recurso para estabilizar é a possibilidade de usar a lente que preferir.

Outro recurso que para tirar fotos com estabilidade é o tripé.

Para finalizar, fica o pensamento do fotógrafo Dworzak: Fotografia é “a única coisa que me dá o direito de olhar para vida de outras pessoas”.

Deixe seu comentário